Atividade física pode interferir na fertilidade?
As questões associadas ao corpo e a imagem sempre preocuparam homens e mulheres ao redor do mundo, porém, com o uso crescente das redes sociais, vemos cada vez mais pessoas fazendo dietas malucas, tomando remédios ou suplementos sem a devida orientação médica. Mas saiba que isso pode fazer mal para a saúde, inclusive a saúde reprodutiva.
A prática excessiva de esportes libera muita endorfina e este hormônio interfere tanto na ovulação quanto na produção de espermatozoides. Além disso, pessoas que consomem esteroides aliados à prática de atividade física aumentam ainda mais os riscos de terem problemas reprodutivos, já que o consumo de anabolizantes inibe a produção do FSH, hormônio responsável pela maturação das células reprodutivas.
Também é importante lembar que tanto o sobrepeso quanto a magreza também podem interferir na fertilidade.
A atividade física é muito importante, inclusive é recomendado que ela seja realizada durante a gestação, com acompanhamento de um profissional.
Portanto, se você não é um atleta profissional, a atividade física deve ser feita de maneira moderada e de preferencia com acompanhamento de um especialista. Desta forma, suas chances de gravidez podem aumentar.