Gravidez após os 40: é possível ter uma gestação saudável?
Casos de gravidez após os 40 anos de idade estão sendo cada vez mais recorrentes nos últimos anos. Muitas mulheres resolvem ter mais filhos, ou mesmo o filho primogênito, após essa idade.
Atualmente, é totalmente possível obter uma gestação saudável nessa fase da vida. Mas é preciso prestar atenção a alguns detalhes que as mulheres mais jovens, às vezes, deixam de lado. Continue a leitura para conhecer os riscos da gravidez após os 40 anos de idade e saber como conquistar uma gestação saudável.
Quais são os riscos da gravidez após os 40?
A gravidez após os 40 anos sempre é considerada de alto risco. Isso acontece por causa das doenças que mulheres com mais de 40 anos estão mais propensas a desenvolver e que podem prejudicar a gestação. Complicações na tireoide, diabetes e hipertensão são algumas das principais doenças que podem afetar o desenvolvimento saudável do bebê, como provocar alterações cromossômicas numéricas ou estruturais, por exemplo, e tornar a saúde da mulher mais frágil.
Além disso, as mulheres que engravidam com 40 anos de idade ou mais apresentam maiores chances de desenvolver gestações múltiplas, partos prematuros, natimortalidade, anomalias placentárias e crescimento intrauterino restrito.
É possível ter uma gestação segura após essa idade?
Apesar dos casos de gravidez após os 40 anos de idade serem considerados de alto risco, como visto anteriormente, ainda é possível, sim, ter uma gestação segura. Além disso, como as mulheres com 40 anos de idade ou mais apresentam uma chance reduzida de engravidar com os próprios óvulos, é muito comum que a maioria delas procure um médico especialista em reprodução humana para engravidar.
Por isso, o primeiro passo a ser dado é sempre consultar e manter um acompanhamento com o ginecologista especialista em reprodução humana, para avaliar suas capacidades reprodutivas e a saúde como um todo. Optar por manter hábitos saudáveis também é uma atitude que o médico irá recomendar e que contribui para uma gestação sem complicações e problemas graves.
É essencial prezar por uma alimentação saudável, equilibrada e nutritiva; praticar atividades físicas regularmente; controlar a ansiedade e o estresse. Além disso, abandonar hábitos prejudiciais à saúde também é fundamental, como parar de fumar e de beber excessivamente.
A importância do acompanhamento médico
Em geral, procurar a ajuda de um profissional especializado é a chave para conquistar uma gestação tranquila após os 40 anos de idade. Por isso, não deixe de procurar um médico especialista em reprodução humana e realizar um acompanhamento antes e durante a gestação.