O sistema reprodutor e a reprodução humana
Na reprodução humana, para que haja a gravidez natural, o sistema reprodutor dos dois devem estar funcionando perfeitamente, o homem deve ejacular na vagina da mulher, permitindo que os espermatozoides entrem na cavidade uterina através do colo do útero e do canal cervical. Dentro do útero, os espermatozoides continuam até chegarem às trompas (aleatoriamente eles se dividem e metade acaba entrando para a trompa direita e a outra metade para a trompa esquerda).
Mas de nada adianta os espermatozoides alcançarem seu destino se durante esse processo o ovário não funcionar, “liberando” o óvulo. O fenômeno da ovulação ocorre por volta do décimo quarto dia do ciclo menstrual, em que um dos ovários “libera” um óvulo. Quando isto ocorre, esse óvulo é captado pela trompa e fertilizado pelo espermatozoide dentro da trompa que o captou.
Dessa maneira, “nasce” um pré-embrião. Com a ajuda da musculatura das trompas, esse pré-embrião é conduzido até a cavidade uterina (endométrio) na qual irá se desenvolver até virar um feto. O processo de fecundação descrito está bem representado na figura abaixo.