Quanto custa um tratamento para engravidar?
De acordo com a Resolução nº 1.974/11 do Conselho Federal de Medicina (CFM), as clínicas são proibidas de divulgar os preços da Fertilização in Vitro e de outros procedimentos médicos antes de uma consulta médica.
Isto porque existem diversos tratamentos em reprodução humana, desde procedimentos mais simples, nos quais são utilizados apenas medicamentos hormonais até tratamentos mais complexos, que necessitam de técnicas específicas além da compra de medicamentos importados. Por isso, para calcular os custos de um tratamento é preciso fazer um diagnóstico do casal, de forma a determinar qual o tratamento mais adequado.
Quais os custos envolvido numa Fertilização in vitro?
Diversos fatores podem influenciar no preço da Fertilização in Vitro, permitindo que os casais tenham uma ideia média dos valores envolvidos. A seguir, destacam-se alguns desses fatores:
Consultas e exames
O primeiro passo é realizar consultas e exames para avaliar a saúde do casal. Alguns desses exames podem não ser cobertos pelos planos de saúde, dependendo do caso.
Honorários médicos pela FIV
Após a confirmação de que a Fertilização in Vitro é o tratamento mais adequado, será necessário pagar pelos serviços da equipe médica responsável pelo tratamento.
Infraestrutura da clínica
A estrutura da clínica onde o procedimento será realizado também pode influenciar no preço da Fertilização in Vitro. Caso a clínica possua um laboratório próprio, é importante considerar o alto investimento realizado nesse local. Além disso, a clínica deve manter a manutenção do espaço de acordo com as regulamentações do país, garantindo segurança, conforto e privacidade aos pacientes.
Medicamentos
Os medicamentos utilizados durante o procedimento têm impacto no preço da Fertilização in Vitro. Em particular, os medicamentos hormonais para estimulação ovariana são injetáveis e possuem um custo elevado, pois são vendidos apenas por distribuidoras especializadas.
Congelamento de material genético
O congelamento de embriões ou óvulos excedentes (criopreservação), para uma possível segunda tentativa ou para a concepção de um segundo filho, também pode influenciar significativamente o preço da Fertilização in Vitro. Além do valor do congelamento, a clínica pode cobrar uma taxa anual ou mensal.
Procedimentos adicionais
Certos procedimentos adicionais, como a biópsia de embriões (análise genética) e técnicas para obtenção do espermatozóides em casos de azoospemia, podem ser indicados e têm impacto no preço final do tratamento.
Como reduzir o custo de um tratamento para engravidar?
Com o intuito de tornar esse tratamento mais acessível, existem programas de fertilização de baixo custo disponíveis para casais com pouca renda. Esses programas oferecem a oportunidade de realizar o procedimento por um preço reduzido, dependendo de cada caso.
Outra possibilidade para custear o valor de um tratamento de reprodução assistida são os programas de Ovodoação Compartilhado, no qual o casal que doa seus óvulos para um outro casal, tem parte de seus tratamento custeado em contrapartida da doação.
Quer saber mais? Entre em contato com a gente!