Relação sexual programada
A Relação Sexual Programada (RSP), ou Coito Programado, é um tratamento indicado em casos de dificuldade para engravidar relacionado a distúrbio leve da ovulação.
A técnica consiste na estimulação dos ovários, através do uso de medicações hormonais que atuam direta ou indiretamente nos ovários, para que ocorra a ovulação.
Como funciona o tratamento de Relação Sexual Programada?
No tratamento de Coito Progamado utiliza-se uma pequena quantidade de medicações hormonais (pela via oral ou injetáveis, a depender do caso) visando à produção de de 1 a no máximo 3 óvulos por ciclo menstrual.
Durante este processo é realizado o acompanhamento do desenvolvimento ovular por meio de exames dee ultrassonografias transvaginais. Quando observado que os óvulos tenham atingido sua maturidade, o casal será orientado sobre os melhores momentos para manter relações sexuais, a fim de aumentar a possibilidade de gestação.
O tempo aproximado do tratamento é de um clico menstrual, ou aproximadamente 28 dias.
Para quem é indicado o Coito Programado?
O tratamento de indução da ovulação é indicado, principalmente, para casais cujas mulheres tenham um bom funcionamento das trompas uterinas e apresentam anovulação crônica e cujos homens tenham uma produção de espermatozóides dentro dos parâmetros normais.
Um caso típico deste tratamento é para mulheres com Síndrome dos Ovários Policísticos (S.O.P.). Mas também pode ser indicado para os casais com Infertilidade sem causa aparente, após completa pesquisa diagnóstica.
Quais as chances de gravidez deste tratamento?
Sendo possível a correção do distúrbio de ovulação, este tratamento é muito semelhante à gravidez natural, ou seja, as chances de sucesso de formação de um embrião ficam entre 15 e 20% por ciclo, podendo ser menor dependendo da qualidade dos óvulos da mulher.