Melhoramento do sêmen
Quando recebemos um espermograma com valores alterados, seja na quantidade, seja na motilidade ou na qualidade dos espermatozoides, a primeira coisa a fazer é identificar a origem daquela alteração seminal.
Existem 4 principais fatores causadores da baixa qualidade dos espermatozoides: a varicocele, disfunções hormonais, infecções bacterianas e deficiência vitamínica.
É possível melhorar o sêmen?
Isto depende muito de cada caso, mas de maneira geral, é possível melhorar a qualidade do sêmen. Para que esta melhoria seminal aconteça de fato, é importante diagnosticar corretamente a causa desta baixa qualidade do sêmen em primeiro lugar.
VARICOCELE
Esta doença é caracterizada pela presença de varizes nos testículos, que dificultam a livre circulação do sangue na região escrotal. Isso faz com que a região sofra um aquecimento acima do normal e isso causa a morte dos espermatozoides, ou ainda, dificulta a produção de espermatozoides normais.
Quando um paciente apresenta uma varicocele importante, recomenda-se o tratamento cirúrgico desta varicocele antes de dar início a um tratamento para engravidar.
DISFUNÇÕES HORMONAIS
O funcionamento dos testículos é diretamente afetado por alguns hormônios, entre eles a testosterona, o FSH e o LH. Quando a disfunção na produção destes hormônios impacta a fertilidade masculina, recomenda-se a reposição hormonal para uma melhora na produção de espermatozoides.
INFECÇÕES BACTERIANAS
Também conhecidas como infecções subclínicas, estas bactérias podem atuar nos testículos, causando uma infertilidade temporária. Para corrigir esta condição, recomenda-se o uso de antibióticos para uma potencial melhora na qualidade dos espermatozoides.
DEFICIÊNCIA VITAMÍNICA
Existem ainda aqueles casos em que a quantidade de espermatozoides produzida é normal, mas a qualidade destes espermatozoides não é suficiente para gerar bons embriões - seja numa FIV, seja em uma gravidez natural. Quando esta condição é detectada, lançamos mão de uma suplementação vitamínica antioxidante, composta principalmente por Vitamina C, Vitamina E e Ácido Fólico.
Vale lembrar que esta suplementação é um tratamento que demora de 3 a 6 meses para apresentar resultados.